Fotografo: Reprodução
...
Operação contará com rondas por viaturas e reforço com patrulhamento a pé

 

Guardas Civis Municipais (GCM’s) de Cotia já estão na Operação Boas Festas, iniciada na sexta-feira (1/12) e que deve terminar apenas em janeiro de 2018. Segundo o Secretário de Segurança Pública, o vice-prefeito Almir Rodrigues, a operação neste ano contará com o dobro de contingente do que no ano passado e o objetivo é coibir crimes como roubos, furtos, estelionato, saidinha de banco, entre outros, especialmente por conta do aumento na movimentação de pessoas que vão às compras de final de ano.

Mais de 60 integrantes da corporação estão em patrulha ostensiva preventiva durante o dia e à noite e a Operação contará com rondas por viaturas – como acontece normalmente – e reforço com patrulhamento a pé. “O patrulhamento a pé será feito por GCM’s em duplas ou trios. Percorrerão pontos estratégicos em três setores, que estarão divididos em subsetores para inibir e combater a criminalidade”, disse Almir Rodrigues. A operação está em curso na região de Cotia, Granja Viana e Caucaia do Alto.

As rondas da GCM com viaturas seguem normalmente, priorizando as áreas mais críticas apontadas pelo mapeamento feito pela corporação. “O patrulhamento nos bairros, feitos com viatura, não para. A estratégia de ação, pautada pelos dados da mancha criminal, segue em pleno funcionamento”, explicou José Roberto Araújo, comandante da GCM.

Durante a Operação Boas Festas, os GCM’s estarão com rádios comunicadores HT e terão comunicação entre si, por setor, e com a Central de Comunicação (Cecom) da GCM.